Cases Solve System

Realidade no mundo corporativo, o Cloud Computing chega à educação num projeto de serviços em nuvem da USP, com a construção da maior Cloud Universitária da América Latina e a primeira no Brasil no segmento acadêmico. Seguindo exemplo de universidades estrangeiras que já adotaram modelos cloud, como Harvard e Massachussetts Institute of Technology (MIT), a Nuvem USP abriga serviços em três níveis: corporativo, educacional e científico, acessíveis também em dispositivos móveis e computadores terminais (thin-clients) instalados pelas unidades. Tudo monitorado por softwares de segurança e anti-spam, com customização do usuário, mecanismos de backup e recuperação.

Solução de Cloud Computing da Solve para a NUVEM USP

Com o desafio de preparar uma infraestrutura de Datacenter estável, seguro e escalável para suportar as demandas administrativas, educacionais e de pesquisa, o objetivo da USP é prover os serviços por meio de uma interface WEB, para que as unidades, departamentos e laboratórios possam gerir servidores, storage e a Rede através de um Portal, de forma simples e ágil. Era esperado que os funcionários administrativos, docentes e pesquisadores tivessem disponível uma plataforma que permita que eles mesmos possam criar ambientes computacionais sem qualquer morosidade burocrática ou em detrimento de compra, instalação física e ativação.

Com este planejamento, a Citrix apresentou uma solução que abrange desde o Sistema Operacional Hypervisor XenServer, conectado ao Cloud Platform, para a criação e disponibilização das máquinas para usuários, e o Cloud Portal, sistema Web para interação do usuário na Nuvem.

Conduzida pela Solve System, parceira Citrix, a implementação foi realizada em dois Datacenters, que atendem a todas as unidades e áreas de ensino e pesquisa. A Infraestrutura suporta os órgãos que centralizam os Sistemas de computação da USP, divididos em:

– Centro de Computação e Eletrônica (CCE), no campus de São Paulo;
– Centro de Informática do campus “Luiz de Queiroz” (Ciagri), em Piracicaba;
– Centro de Informática de São Carlos (Cisc);
– Centro de Informática de Ribeirão Preto (Cirp);
– Centros de Processamento de Dados (CPDs) em algumas Unidades da Universidade, construídos para suprir necessidades específicas.

A Nuvem USP reúne os Centros em Internet Data Centers (IDCs) que deverão abrigar um conjunto de supercomputadores formando a “nuvem”. Tudo viabilizado através de um conjunto de projetos em infraestrutura de redes físicas, redes sem fio e IDCs em todas as unidades.

O projeto teve início com a implementação física, realização de testes e laboratórios, atendendo todas as expectativas para o projeto. A Nuvem USP entrou no ar 5 meses depois, no aniversário da USP e da cidade de São Paulo.

“A adoção de meios eletrônicos em práticas pedagógicas presenciais, simultaneamente com a disponibilidade dos conteúdos educacionais na forma de mídias digitais, é uma realidade que deve ser considerada diante de uma geração de estudantes nativos digitais. A decisão de implantar um projeto dessa magnitude, pioneiro e arrojado, é uma das várias decisões estratégicas para fazer com que a USP tenha lugar cativo entre as principais universidades do mundo”, destaca o reitor João Grandino Rodas.

 

Ferramentas e Recursos disponibilizados através de Cloud Computing

Na prática, os funcionários administrativos, docentes, pesquisadores e alunos envolvidos em pesquisas podem criar ambientes computacionais sem qualquer morosidade burocrática ou em detrimento de compra, instalação física e ativação.

No uso administrativo, estão englobados serviços de endereço eletrônico, pagamentos, recursos humanos, gerenciamento de disciplinas e notas, emissão de diplomas e certificados, convênios e contratos.

No uso educacional, a Nuvem USP abrigará os serviços voltados à graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão universitárias, com conteúdos educacionais e digitalização e disposição on-line dos acervos de suas bibliotecas e museus.

No âmbito acadêmico, os serviços serão voltados à atividade de investigação científica, tanto com ênfase no armazenamento massivo de dados quanto no processamento computacional intensivo. Dentro do conceito do e-science, a Nuvem USP permitirá, por exemplo, a coleta de informações, de forma mais ágil, para os rankings internacionais de avaliação de universidades.

De forma geral, os usuários terão acesso aos serviços e aplicativos por meio do endereço eletrônico da USP, com direito a um sistema de correio eletrônico com novas ferramentas de comunicação e colaboração. O sistema em “nuvem” permitirá às unidades criarem ou migrarem seus serviços para um ambiente mais seguro, mantendo a autonomia por meio de gestões individualizadas.

Pela Nuvem, a colaboração e integração serão facilitadas. Sob supervisão dos docentes, servidores técnico-administrativos e alunos envolvidos será possível reservar salas e projetores, agendas de alocação e de atividades periódicas, e reuniões de Congregações ou Conselhos de Departamento. A plataforma prevê ainda o acesso a redes sociais e outras formas de integração, como desenvolvimento de plugins específicos pelos usuários e a possibilidade de visualização de arquivos em diversos formatos, além do compartilhamento de documentos entre professores e alunos sem o uso de anexos e realizar a gestão de atividades, como o acompanhamento de orientandos.

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